Bem Vindas

Liberte-se das Emocões Negativas!

Você já sentiu como se Deus a tivesse abandonado? Bem, se já se sentiu assim, você não está sozinha. Na verdade, está em boa companhia. Não apenas há milhões de pessoas se sentindo desse jeito agora, como Jesus também se sentiu assim em certa ocasião. No ponto mais baixo de sua vida, Jesus disse: "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Mt 27:46).

Todas nós passamos por tempos difíceis, tempos em que nos sentimos completamente sozinhas e abandonadas. Mas na verdade não estamos sozinhas. Deus está conosco e nos ajuda quando clamamos a ele. Em meio a esses tempos, não precisa¬mos ser controladas por nossas emoções negativas. Podemos resistir-lhes orando e conhecendo a verdade sobre elas, que se encontra na Palavra de Deus. A escritora Stormie Omartie nos dá algumas orientações de como nos livrar dos sentimentos negtivos e eu quero compartilhar-las com vocês, pois como foi edificante para minha vida, creio que será para sua também.

Sete boas maneiras de livrar-se das emoções negativas

1. Recuse-se a ficar ANSIOSA.

Não importa quais sejam os problemas que temos em nossa vida, Jesus já os venceu. "No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (Jo 16:33). Podemos ser libertadas da ansiedade simplesmente passando tempo com Deus. "Nos muitos cuidados que dentro de mim se multiplicam, as tuas consolações me alegram a alma" (Sl 94:19).
Quando você está ansiosa, significa que não está confiando que Deus cuidará de você. Contudo, Deus provará a fidelidade dele se você correr para ele. "Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas" (Lc 12:29-31). Deus diz que não precisamos ficar ansiosas sobre qualquer coisa; só precisamos orar sobre todas as coisas.

2. Recuse-se a ser dominada pela IRA.

Quando damos lugar à ira com freqüência, cortamos tudo o que Deus tem para nós, da mesma forma que uma dobra na mangueira corta o fluxo da água. Vi isso acontecer inúmeras vezes com as pessoas. Justamente quando Deus estava operando na vida delas de maneira poderosa, elas se renderam à ira e o deixaram completamente de fora. Quando acolhemos ira em nossa alma, abrimos a porta para o pecado e o diabo. "Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo" (Ef 4:26,27).
Uma pessoa irada deixa todos ao seu redor perturbados, levando-os, em decorrência disso, a cometer graves erros. "O iracundo levanta contendas, e o furioso multiplica as transgressões" (Pv 29:22). Quantos homens irados não abusam da esposa ou chegam a matá-la, e acabam destruindo a própria vida para sempre? Quantas mulheres iradas não levam os relacionamentos e a família à ruína e sacrificam o destino que Deus tem para elas? Só as pessoas insensatas apressam-se em irar-se. As pessoas com sabedoria não querem pagar o preço. "Não te apresses em irar-te, porque a ira se abriga no íntimo dos insensatos" (Ec 7:9). Peça a Deus que a mantenha livre da ira, a fim de que você possa continuar no fluxo de tudo o que ele tem para você.

3. Recuse-se a ficar INSATISFEITA.

É fácil concentrar-se nas coisas negativas e ver tudo o que há de errado com sua vida. No entanto, quando estamos sempre inquietas por não encontrarmos paz, isso não torna apenas a nos infelizes - mas também a todos ao nosso redor. Não há nada de errado em desejar que as coisas sejam diferen¬tes quando, de fato, elas precisam mudar, mas quando essa atitude torna-se um estilo de vida, sacrificamos nossa paz. Sempre que você se sentir desanimada com as circunstâncias em que se encontra, lembre-se do que disse o apóstolo Paulo: "Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece" (Fp 4:11-13).
Deus lhe promete descanso. "Portanto, resta um repouso para o povo de Deus" (Hb 4:9). É possível encontrar contentamento, descanso, paz e alegria em qualquer situação. Diga a Deus que você está fazendo disso seu alvo e que precisa da ajuda dele.

4. Recuse-se a ficar com INVEJA.

Quando você olha para outra pessoa e para o que ela tem em vez de olhar para o Senhor e o que ele tem, um espírito de cobiça está prestes a torrar sua vida infeliz. "Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento" (Tg 3:16,17).

Não se permita alimentar pensamentos como: "Se ao menos eu tivesse o cabelo como o dela... o rosto como o dela... o corpo como o dela... roupas como as dela... o talento dela... o marido dela... os filhos dela... o dinheiro dela... a sorte dela... as bênçãos dela". Em vez disso, volte-se para Jesus. Pense na beleza dele, na riqueza dele, nos talentos dele, na natureza dele, na provisão dele, na ajuda dele e no poder dele. "O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos" (Pv 14:30). Ore para que o amor de Deus seja manifestado em você e por seu intermédio a todo tempo. "O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes" (1 Co 13:4).

5. Recuse-se a ficar DEPRIMIDA
.

De todas as emoções negativas, creio que a depressão é uma das que aceitamos mais prontamente como parte de nossa vida. Tantas de nós convivem com a depressão e aceitam-na sem nem mesmo se dar conta. Ela nos parece natural por ser muito conhecida. Deus, porém, não deseja que aceitemos a depres¬são como um modo de vida.
Muitas pessoas na Bíblia experimentaram depressão. "Estou cansado de tanto gemer; todas as noites faço nadar o meu leito, de minhas lágrimas o alago. Meus olhos, de mágoa, se acham amortecidos, envelhecem por causa de todos os meus adversários" (Sl 6:6,7). "O opróbrio partiu-me o coração, e desfaleci; esperei por piedade, mas debalde; por consoladores, e não os achei" (Sl 69:20). "A minha alma, de tristeza, verte lágrimas; fortalece-me segundo a tua palavra" (Sl 119:28).
Alguma dessas coisas não lhe é estranha?

A boa notícia é que Deus não deseja que vivamos com esses sentimentos. Ele deseja que tenhamos a alegria do Senhor em nós e quer espantar os espíritos de angústia. "Apartai-vos de mim, todos os que praticais a iniqüida¬de, porque o Senhor ouviu a voz do meu lamento; o Senhor ouviu a minha súplica; o Senhor acolhe a minha oração" (Sl 6:8,9).
Deus quer que clamemos por ele, para que ele possa nos tirar da depressão.

6. Recuse-se a ficar AMARGURADA
.

A amargura corrói o nosso corpo e a nossa alma como o ácido corrói a pele. Quando a raiz de amargura domina sua vida, ela lhe consome e interrompe as bênçãos de Deus. ' Pois vejo que estás em fel de amargura e laço de iniqüidade" (At 8:23). Quando temos constantemente pensamentos como: "Até quando estarei eu relutando dentro de minha alma, com tristeza no coração cada dia?" (Sl 13:2), então a amargura está crescendo dentro de nos como um câncer. Contudo, podemos identificar esses pensamentos e nos recusar a dar lugar a eles. Podemos pedir a Deus que nos ajude a resisti-los. "Atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados" (Hb 12:15).
Peça a Deus que a liberte de qualquer amargura. Peça que lhe dê um espírito de gratidão, louvor e adoração. Peça ao Espírito Santo que expulse qualquer coisa em seu coração que não seja dele.

7. Recuse-se a ficar DESESPERADA.

O desespero causa uma morte lenta que acabará afetando a saúde de seu corpo e alma. Contudo, quando você escolhe conscientemente colocar sua esperança no Senhor, ele suprirá todas as suas necessidades e removerá todo o desespero. Assim como podemos escolher que atitude teremos a cada dia, podemos escolher colocar nossa esperança em Deus. Podemos guardar nossa alma. "Espinhos e laços há no caminho do perverso; o que guarda a sua alma retira-se para longe deles" (Pv 22:5). O desespero é morte para nossa alma. Recuse-se a viver com ele. Não importa quão ruins as coisas pareçam ficar em sua vida, no Senhor você sempre tem esperança. Peça a Deus que lhe dê esperança para seu futuro e uma atitude de gratidão a cada dia de sua vida. As emoções negativas revelam dúvida.

Se confiamos plenamente em Deus, então que motivo temos para ficar ansiosas? Por que ficar iradas, insatisfeitas, com inveja, deprimidas, amarguradas ou desesperadas? No entanto, somos todas susceptíveis de experimentar esse tipo de emoção negativa em algum momento de nossa vida. Assim, não se sinta mal sobre tê-las, mas não deixe as coisas por isso mesmo. Recuse-se a permitir que a feiúra das emoções negativas estrague a beleza da vida que Deus tem para você.

OBS: Receba o meu carinhoso abraço e um beijo em especial as novas seguidoras do blog!! Muito bom te-las comigo nesta jornada! Que o Senhor possa conceder os desejos do teu coração!

Adriana Rangel

7 comentários:

Juliana Hellen disse...

Oi amiga queridaa! Belo post.
Eita dilema, nós mulheres e os mil sentimentos que nos cercam.. Tanta coisa! rs Mas é verdade, cada sentimento desse como raiva, ansiedade, inveja.. é um peso desnecessário que muitas de nós insiste em carregar! Deus nos diz que seu fardo é leve e seu jugo suave! Então pra q carregar um peso extra? Um beijo no seu coração, e estou sentindo falta de vc lá no blog!

Clécia Ferreira disse...

Boa mensagem! a alguns dias eu estava passando por uma situação de ansiedade e amargura, mas, nada como se apegar a Deus e Ele limpar nosso coração de maneira milagrosa!!! Deus é fiel e não deixa os seus filhos desamparados! Abração Adriana!

Coach - Luh Oliveira disse...

NOssa q bom descobrir esse blog!
Era mesmo o q eu precisava e como eu to precisando mais de Deus.
Estou seguindo e vou voltar.
Bju
Luciana
mechamamdelu.blogspot.com

Regina disse...

eu preciso aprender isso.

Anônimo disse...

oi tudo bem adorei

Unknown disse...

Deus te abençoe por cada palavra escrita neste blog








Unknown disse...

Deus te abençoe por cada palavra escrita neste blog








"Bem-aventurada a que creu, porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor" Lc. 1.45.