Bem Vindas

SEJA UMA MULHER EDIFICANTE!

A Mulher Sábia EDIFICA. Gosto muito desta palavra, que significa erguer, levantar,construir.

Podemos concordar com o autor do livro de Provérbios que a "edificação do lar" a que se refere não é certamente a construção material de uma casa. O que Salomão está nos ensinando, aqui, é que está na mão da mulher, a edificação de seu próprio lar, no sentido do relacionamento familiar.

O fato de ser chamada de "sábia" indica que essa mulher teme e reverencia ao Senhor. Ela edifica sua casa com diligencia, e ali tudo prospera, porque ela aprendeu que a sabedoria traz a felicidade e a prosperidade que almeja para a familia. A Mulher sábia cuida do lar, fazendo-o florescer e tornando-o um paraiso para os que nele vivem. Ela edifica o lar tomando decisões sábias no relacionamento com o marido e com os filhos.

Ela se dedica ao casamento, pois sabe que a intimidade não acontece naturalmente , mas precisa ser desenvolvida. Toda construção leva tempo , e os tijolos vão sendo assentados um a um até que um lar sólido e firme seja concluído.

Em contraste, a mulher insensata não edifica, mas destroi seus bens e relacionamentos. Ela mesma os aniquila - com as mãos, com a língua, com a falta de interesse.

Ora, cabe à esposa o papel de harmonizar o relacionamento com seu marido e com seus filhos. Deus deu este "poder" à mulher. E a forma mais antiga de edificar relacionamentos é através de palavras.

A Bíblia é muito rica, quando nos ensina sobre os cuidados com nossas palavras. Deus nos diz que a vida e a morte estão no poder da língua (Pv. 18-21).

Então como pode a mulher edificar seu lar?

Através de palavras agradáveis, de incentivo, de encorajamento, de exortação, enfim... Através de palavras que transmitam graça aos que ouvem (Ef. 4-29).

Contudo, em nosso dia a dia, tal coisa pode não ser verdadeira, pois as tarefas domésticas, o trabalho fora do lar, a educação dos filhos e as demais atividades, exercem uma pressão emocional sobre a mulher, a ponto de conseguir deixá-la "irritada", e, assim, as suas palavras acabam sendo palavras de morte, ou seja, palavras que ferem, desanimam, provocam a ira, acabando por "derrubar seu lar".

Precisamos, como esposas, entender este papel que temos dentro do nosso lar, de edificá-lo, e , tomar cuidado para que o corre-corre do dia, a rotina da nossa casa, ou mesmo influências externas, não venham interferir de tal forma, na nossa vida e nos nossos sentimentos a ponto de tornar nossas palavras de vida em palavras de morte.

Se Deus nos deu um lar, um marido, filhos, é porque Ele também nos deu capacidade para edificar nosso lar com palavras de vida. E se não estamos fluindo vida dentro de nossa casa, a responsabilidade é nossa! Não adianta nos justificarmos diante de nossas dificuldades.
Sei que muitas vezes podemos estar tristes, mas ainda assim, continuamos a Ter dentro de nós o poder de abençoar nossa família.

A mulher sábia crê que DEUS está no controle de sua família – Por isso não desiste nunca de lutar nem pela sua casa, nem pela vida dos seus filhos nem pela vida do seu marido. Ela sabe que a Justiça de DEUS não é como a justiça dos homens e que a Justiça Divina não tarda e nem falha, mas vem com providência na hora certa.

A mulher sábia foi ensinada pelo Espírito Santo que DEUS não olha para o exterior como faz o homem, mas para o coração. Só DEUS conhece o coração e a realidade integral de cada marido: aquele que deseja verdadeiramente agradar a sua esposa, embora muitas vezes não consiga; e aquele que sente prazer deliberado nos erros que comete. DEUS conhecia o coração de Saul como também conhecia o coração de Davi.

Enfim, a mulher sábia crê que DEUS está e sempre estará no controle de suas decisões, para isso estas precisam estar amparadas na Palavra.

12 comentários:

Agata Larsen disse...

Para variar, mas um post super edificante!! =)
Como mulheres temos a responsabilidade de auxiliar e edificar de forma sábia. O intuito é somar esforços para o bem familiar!! :) Já agora gostei imenso da musica: "Oração da Família". Muito lindaa mesmo :D obrigada e continua a ser usada! Beijinhos ^^

Joziane de Freitas. disse...

Parabéns amada pela bela reflexão q nos leva a caminhar a kd dia desejando ser como o nosso Senhor anela... Deus t abçoe, t capacite e t inspire a kd novo dia...paz!

Gisley Scott disse...

Cabe a mulher manter os laços e fazer da sua casa oásis..Muitas mulheres estão a destruir o que construíram pq acreditaram na tolice que isso é coisa do passado.Que pra ser mulher de verdade tem que ganhar muito dinheiro e viver pro trabalho. Sim, o trabalho e a remuneração tem seu espaço, mas precisa ser executado com diligência.

Gostei muito da forma como falou da intimidade do casal, que ela precisa ser construída!Uma mulher sábia elogia seu marido sempre que tem oportunidade e usa sua boca apenas para edificar.

Edificar uma casa é mais do que mantê-la limpa, é fazer dela um lugar que ninguém não ver a hora de retornar!

Bjos

Sandra de Andrade disse...

Querida irmã,
seguindo sua dica no twitter, faço aqui a minha visita e registro a minha gratidão ao Senhor por ler e ver o quanto você é usada pelo Senhor Jesus. Que o Senhor continue te usando abundantemente.
Envio o link do meu site e blog par a sua avaliação.
Com carinho,
Pra Sandra de Andrade
Site: www.revife.com.br
Blog: www.revife.com

Unknown disse...

Postagem edificante. Buscar em Deus sabedoria para edificação de uma casa, pode muitas vezes ser estressante. O trabalho é arduo, mais recompensador. E também precisamos saber que o unico interessado em destruir a família é o Diabo. Vamos nos submeter a Deus, obedecendo sua palavra e o Diabo fu'girá de nós e de nossas casas.
www.palavradevidaaocoracao.blogspot.com
Pra. Thaís Itaborahy- Florida

Fatima Pereira Pieruccini disse...

"Que o Senhor continue te abençoando e capacitando a escrever mensagens tão - edificantes - Pois tu és uma mulher edificante"... Posso postar essa mensagem no meu blog???
Bjos...

Anônimo disse...

Obrigado pelo conteúdo de qualidade de seu blog! Fiz uma pequena homenagem, seu blog está na minha lista de homenageados!^^
Visite http://cliqueboaleitura.blogspot.com/ ,meus sinceros parabéns!
Genilda Silva

Clécia Ferreira disse...

é, vc tem variado nos seus posts, um ótimo e outro excelente, e por aí vai, rs... muito boa esta palavra Adriana, Deus te abençoe! Espero um dia colocar tudo isso em prática, aprendendo cada vez mais... Fica com Deus!

Alberto Couto Filho disse...

Olá Adriana

Creio estar sendo o fruto bendito entre tantas mulheres bonitas física e emocionalmente. A julgar pelos sensatos comentários, fico imaginando quão belos são os seus corações.
Estava ali pelo Amazonia Viva, do pastor Sergio e passei por aqui só para dizer-lhe que, graças a Deus, eu achei aquela mulher virtuosa, cujo valor muito excede o de finas jóias.
Ela é, sem dúvidas, a edificadora do lar que nos abriga. Confio nela, pois sei que, com ela, não haverá falta de ganho.
Eis uma verdade absoluta - não estou, meramente, lendo o descrito em (Pv 31:10,11).
Estou integrando o roll dos seguidores do seu magnífico espaço virtual.
Abençoe Deus a ti e a tua família, abundantemente
Seu conservo em Cristo

Wilma disse...

Oi, Adriana. Que refrigério ler esse texto...Aprendí que a mulher "sábia" é primeiramente aquela que teme ao Senhor, pois a Bíblia diz que "O temor do Senhor é o princípio da sabedora".
Gostei do que escreveu sobre edificar...mto bem explicado!
Parabéns pelo blog abençoado como sempre.
bjossss

Cicera disse...

amei a mensagem,precisamos realmente ser sábias principalmente com nossas palavras.

Unknown disse...

Verdade minha amada irmã verdade.

"Bem-aventurada a que creu, porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor" Lc. 1.45.