"Bem-aventurada a que creu, porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor" Lc. 1.45.

Lute para vencer a DEPRESSÃO!


Na minha angustia, invoquei o Senhor, gritei por socorro ao meu Deus, e Ele ouviu a minha voz.."Sl 18.6

Hoje eu quero escrever sobre um tema que ja postei várias vezes aqui no blog: depressão, tristeza. Quando vou ministrar nas igrejas, muitas irmãs pedem oração para sair desse problema. No momento, estou com uma cunhada muito deprimida, por causa da morte do seu esposo. Quero dizer a voce que ninguém está livre de passar por essa experiencia. Se voce estuda a Biblia, sabe que tais sentimentos não eram incomuns entre muitos daqueles que consideramos bem-sucedidos homens de Deus.

A palavra deprimido, significa, literalmente , pressionado para baixo, ou seja, sem liberdade normal. Vamos entender melhor essa doença:

O que é a depressão?

A depressão é quando a tristeza toma proporções muito maiores que impede a pessoa de manter o estilo de vida do cotidiano.

As causas são muitas. Existe estudos que mostram a influencia de uma pré-disposição genética, tipo de personalidade, incapacidade de lidar com situações difíceis, vivência de situações difíceis (traumatizantes ou frustrantes) e devido a uma condição clínica (ou por causa do uso de determinadas medicamentos) que desequilibra a quantidade de serotonina e noradrenalina, neurotransmissores responsáveis pela comunicação dos neurônios.

A depressão é quando a tristeza toma proporções muito maiores, que impede a pessoa de manter o estilo de vida.

A depressão é uma doença que compromete seu corpo, humor e pensamento. Ela afeta como você se alimenta e dorme, como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas. A depressão não é uma tristeza, ou um baixo astral passageiro. Também não é um sinal de fraqueza ou uma condição que possa ser superada com o tempo… Raras são as pessoas com depressão podem simplesmente recompor-se e melhorar por conta própria. Sem tratamento adequado os sintomas podem durar meses ou ate anos.

Sintomas da depressão

- Tristeza persistente.
- Sentimentos de desesperança, pessimismo.
- Sentimentos de culpa, inutilidade, desamparo.
- Perda de interesse ou prazer em atividades que anteriormente eram sentidas como prazerosas, incluindo a atividade sexual.
- Insônia ou sonolência excessiva.
- Perda do apetite e/ou ganho consideravelmente significativo - 5% do peso anterior, em um espaço de tempo de 1 mês.
- Diminuição de energia, desânimo.
- Inquietação, irritabilidade.
- Dificuldade de concentração ou de tomar decisões.
- Idéias de morte ou tentativas de suicídio.

Como ajudar um conhecido, ou familiar que sofre de depressão?

A coisa mais importante que alguém pode fazer por uma pessoa deprimida é ajuda-lo(la) a se submeter a um diagnostico e a um tratamento adequado. As vezes, pode ser necessário marcar uma consulta e acompanha-lo(la) ate o psicólogo.

Oferecer apoio emocional. Isto envolve compreensão, paciência e encorajamento. Procure conversar com a pessoa que está sofrendo de depressão e escute-o (a) com atenção. Não menospreze os sentimentos expressos, porem chame atenção para a realidade e ofereça esperança. Referencias de suicídio são importantes. Devem sempre ser relatadas para o profissional.

Incentive e faça companhia para caminhadas, passeios, esportes, atividades que anteriormente lhe proporcionavam prazer, como passatempos, atividades culturais ou religiosas. A pessoa que esta depressiva necessita de incentivo, porem cobrar demais dele(a) pode piora-lhe a sensação de fracasso.

Não acuse de se fingir de doente ou de ser preguiçoso, nem sempre espere que ocorra uma mudança de uma hora para outra. Com o tempo e tratamento adequado, a maioria das pessoas tender a melhorar substancialmente. Tenha isso em mente e procure reafirmar que com o tempo e ajuda profissional, ele(a) se sentirá melhor.

Quando uma mulher se ve pertubada pela depressão, Deus tem um plano para curá-la:

. Ansiar por Ele( Sl 42.1), Clamar por Ele ( Sl3.4), Descansar nele (Sl 3.4),Saber que Ele ouve ( Sl 6.8),Reconhecer que Ele irá cuidar de voce ( Sl 17.8)

Querida amiga, quando estamos em uma situação delicada, a vida oferece milhões de saídas que a gente nunca espera. Observe bem! Esse blog, por exemplo. De repente, voce está para baixo e essa mensagem pode aliviar sua tristeza.( esse é o meu desejo..)

OLHE PARA CIMA!

Olhar para cima buscando o Senhor que graciosamente nos liberta da depressão.

Olhar para cima para quando Ele permite que descansemos e tenhamos refrigerio depois de uma agenda lotada.

Olhar para cima e louvá-lo quando ele nos dá a companhia e a afirmação de um amigo que nos entenda e nos encoraja.

Olhar para cima e reconhecer que o doador de todas as coisas é mais importante que as coisas recebidas.

A mão do Senhor providencia o suficiente para tirar o pessimismo e dar-nos condições de vencer a depressão.Portanto, querida amiga, tome posse da provisão de Deus, dos recursos que ele coloca a sua disposição, das satisfações que ele proporciona. O Senhor não sabe o que é desistir. Ele não desistiu de voce. Se confiar nele e segui-lo verá que as pedras do caminho não são obstaculos para faze-la cair, mas degraus para ajuda-la a crescer.

Se nós não pudermos desfrutar nossa vida até nos “livrarmos dos problemas”, vamos viver numa tristeza e nunca conheceremos a alegria que Jesus planejou para nós. Se não tivermos nenhuma razão para sermos felizes, a salvação por si só já é uma razão suficiente para que possamos transbordar de alegria. Apenas imagine como você se sentiria se todas as coisas em sua vida fossem perfeitas, mas você não conhecesse Jesus. Ou ainda pior, o que aconteceria se você tivesse que enfrentar sua situação atual sem o Senhor?

11 comentários:

Silmara Freitas disse...

Gostei dessa matéria!
Realmente temos q lutar.
Eu sofro c essa doença há uns 15 anos, ...
Hj eu posso dizer q eu domino a depressão, e ela n me domina. Pq é uma luta diária,... temos quer muita fé em Deus, coragem e tratamento p enfrentar a depressão.
Bjs e sucesso sempre

Amanda Zanqui disse...

Também gostei bastante deste post porque a depressão é uma doença muito comum nos dias de hoje. Parece que atinge mais as mulheres né. Muito bom ter todas estas informações para poder ajudar alguem. Bjsss

Nesia Pires disse...

Olá amadinha.....
Estou montando um negócio proprio, e tenho uma oportunidade pra vc e seu marido.....este é o site,www.inspiracao.net/180625 entra analiza e me da uma resposta.
Estou gostando e oferecendo aos amigos....vc tem 9 maneiras de trabalhar e ganhar dinheiro ,inclussive pelo site, que vc ganha ao entrar no negocio,se quiser maiores informações liga pra mim....26175290
bjs

Amanda Zanqui disse...

Olá! Obrigada por conhecer meu Blog! Estou gostando muito do seu. Acho que é muito bom ter blog cristão voltado para as mulheres, pois precisamos de mais referências, mulheres de Deus como exemplo, para lutar contra as ilusões do mundo. E vamos caminhar! rs Beijão

Anônimo disse...

ESSE ASSUNTO É MUITO BOM POIS ABRE A MENTE DE PESSOAS QUE ESTÃO PASSANDO POR ISSO EU JÁ PASSEI POR ISSO HÁ DOIS ANOS ATRÁZ E PELA MISERICORDIA EU FUI CURADA CONTINUE ASSIM COLOCANDO ASSUNTO QUE NOS AJUDA MUITO...ABRAÇOS...

regina freire disse...

Olá amiga e irmã em cristo,quero lhe parabenizar pelo seu blog, ele é muito lindo, e muito bom´para nos ajudar.Quero lhe dizer que sou sua seguidora, e outra coisa gostaria de pedir alguns selinhos desses pra colocar no meu blog, posso pegar?Que Deus continue lhe abençoando, e muito sucesso..Bjosssss, e passa lá no meu blog pra me fazer uma visitinha irei ficar muito feliz com sua visita.

Anônimo disse...

Olá! amada td bom?
seu blog está uma benção, quero agradecer a visita.e fazer uma pergunta tmb , pois devido a sua mnsg me bateu a curiosidade de entrar em sua pag, então gostaria de saber
que vinculo vc tem com a irmã renata malafaia, pois muitos texto que ela me enviou e editou tmb em meu blog, e ao meu conhecimento foi dito q são editados por ela, mais eu relendo o seu blog verifiquei as datas de postagens q são bem mais antigas do que as q ela editou? mas amém , se for suas msm quero então a autorização para estar divulgando seu blog em minha pag e naquelas mensagen q a irmã renata editou , se poderia colocar seu nome , pois essas mensagen são muito elogiadas. aguardo retorno que Deus abençoe

Raquel disse...

Oiii Adriana
Que honra ter vc em meu cantinho por alguns minutinhos..
Obrigada por sua visita..
Seu blog é muito bom e o conteúdo e muito edificante tem abençoado muito minha vida!!
Sempre passo por aqui!!
Bjssss

Thais disse...

Adorei a matéria,o tema abordado é muito comum no nosso dia a dia, e infelizmente por ignorância nos homens não buscamos ajuda.
O seu blog é maravilhoso,adorei,adorei vc está de Parabens.....
bjusss
Sucesso!!!

Deyse Shekinah disse...

Olá!
então não foi eu que deixei recado em sua pag não, pois só passei a conhecer seu blog atravez da sua msng. qm estava editando meu blog sempre era a renata...
ja pedi para ela msm retirar as postagens, pois nem eu sei mexer muito aqui. trabalho muito assim fico sem tempo de mexer.
fica na Paz que Deus te abençoe

Anônimo disse...

OLA QUERIDA,GOSTEI MUITO DE LER A MATERIA SOBRE DEPRESSÃO.
EU TENHO PASSADO POR MOMENTOS DIFICEIS DE PROFUNDA TRISTEZA,DESA-
NIMO,PELA DEPRESSÃO ACABEI TENDO BU
LIMIA,DEPOIS DE ACABAR INDO PRO HOSPITAL POR ISSO EU ESTOU CONSEGUINDO TER O AUTO CONTROLE
DINOVO,MAS É DIFICIL,SÓ ESTOU CONSEGUINDO POIS SOU EVANGELICA E
TODA MINHA FORÇA VEM DE DEUS,ELE TEM ME SOCORRIDO,SOZINHA Ñ DA.QUERO DIZER AS OUTRAS MULHERES QUE TBM SOFREM PORISSO QUE COLOQUE TUDO NAS MÃOS DO SENHOR QUE ELE VAI LIVRAR DE TODO ESSE MAL.QUE DEUS ABENÇÕE A TODAS...

 
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios