Bem Vindas

Cuidado com as suas PALAVRAS



Há uma história de uma mulher na Inglaterra que foi se encontrar com o seu líder espiritual, com a consciência muito pesada. O líder dela sabia que ela tinha o costume de inventar fofocas e já havia falado mal de quase todos na sua aldeia. Então ela perguntou:

"Como posso fazer as pazes com as pessoas?" Ela implorou.

O homem disse: "Se você quiser fazer as pazes com a sua consciência, pegue um saco de penas de ganso e solte na varanda da casa de cada um que você caluniou."

Quando ela terminou de fazer o que ele havia pedido, ela voltou e disse: "É só isso?"

"Não", disse o velho sábio. "Agora você deve voltar, recolher todas as penas e trazê-las de volta para mim."

Depois de muito tempo aquela mulher voltou sem uma única pena... "O vento soprou e levou embora todas as penas", disse ela muito triste.

Então o homem disse: "Minha boa mulher, é isso o que acontece com a fofoca. As palavras duras são facilmente lançadas, mas nós nunca podemos trazê-las de volta."

Não podemos falar palavras maldosas, insensíveis, ásperas, ríspidas, rudes, enganosas, ofensivas ou arrogantes sem colher as conseqüências. Com nossas palavras podemos construir ou destruir vidas. "Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem" (Mt 15:18). "Nas palavras do sábio há favor, mas ao tolo os seus lábios devoram" (Ec 10:12). Peça a Deus que crie em você um coração puro tão cheio do Espírito Santo, de seu amor e sua verdade a ponto de transbordar de amor, verdade e cura naquilo que você diz. Peça a Deus que a ajude a encontrar palavras que vivifiquem os que estão ao seu redor.

Senhor,

Ajuda-me a ser uma pessoa que diz palavras que constroem e não destroem.

Ajuda-me a ter palavras vivificadoras para as situações e pessoas ao meu redor e não palavras de morte.

Enche meu coração novamente a cada dia com teu Santo Espírito, para que teu amor e bondade transbordem de meu coração para minha boca.

Ajuda-me a falar apenas coisas que são verdadeiras, respeitáveis, justas, puras, amáveis, virtuosas e louváveis.

"As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu!" (Sl 19:14).

Guarda minha boca de dizer qualquer mal ou qualquer coisa que não seja verdadeira. Espírito Santo da verdade, guia-me em toda a verdade. Ajuda-me a falar "de acordo com os oráculos de Deus" e com a capacidade que vem de ti para que tu possas ser glorificado (1 Pe 4:11).

Que cada palavra minha reflita tua pureza e amor.Tua Palavra diz que "o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor " (Pv 16:1).

Prepararei meu coração ao passar tempo com tua Palavra todos os dias e ao obedecer a tuas leis. Prepararei meu coração adorando-te e dando-te graças em todas as coisas.

Enche meu coração de amor, paz e alegria para que elas fluam de minha boca. Mostra-me quando murmuro ou falo de modo negativo.

Ajuda-me a não falar rápido demais ou em excesso.

Ajuda-me a não usar palavras que causem falhas de comunicação.

Mostra-me quando falar e quando ficar calada.

E, quando eu falar, dá-me palavras que trarão vida e edificação.

Ajuda-me a ser uma mulher que fala com sabedoria, bondade e clareza e nunca de modo leviano, áspero ou insensível.

Dá-me palavras que falam da esperança que há dentro de mim, a fim de que eu possa explicar minha fé de modo persuasivo e tocante.


Que minhas palavras conduzam os outros a um conhecimento mais pleno de ti.

Nenhum comentário:

"Bem-aventurada a que creu, porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor" Lc. 1.45.