Bem Vindas

Andando com Sabedoria!


O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria..Pv 9.10

Quantas vezes ao orarmos ao Senhor, pedimos sabedoria e discernimento para fazermos o que é certo. Tantas vezes, porém, não nos comunicamos com Deus. Não ligamos para ele. Não buscamos sua direção. Não lhe pedimos sabedoria. Não consideramos o ponto de vista dele. E tantas vezes caímos no buraco por causa disso.

Todas nós já fizemos isso uma vez ou outra, não é? E só porque andamos com o Senhor há algum tempo, isso não nos torna imunes a esse problema. Podemos pensar que conhecemos a vontade de Deus para uma situação hoje, por causa daquilo que foi a vontade dele da última vez que perguntamos. No entanto, sua orientação anterior talvez não funcione agora. Precisamos sempre pedir a Deus sabedoria e direção.

As coisas de Deus só podem ser discernidas no espírito.Você já observou que fica claro quando alguém sem nenhuma sabedoria faz a coisa errada ou toma uma decisão insensata? As conseqüências são cristalinas para você, mas o outro não as vê dessa forma. É sempre mais fácil enxergar a falta de sabedoria nos outros do que em nós mesmas. É justamente por isso que devemos orar diaria¬mente por sabedoria.

É por isso que você não pode viver sem ela e precisa pedi-la a Deus. Precisamos orar: 'Senhor, dá-me sabedoria em tudo o que eu fizer. Ajuda-me a andar em sabedoria a cada dia".

Dez boas maneiras de andar em sabedoria

1. Passe tempo com a Palavra de Deus. "Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento a sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento [...] então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus" (Pv 2:1,2,5).

2. Peça sabedoria. "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida" (Tg 1:5).

3. Reconheça o Senhor em todas as coisas. "Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas" (Pv 3:6).

4. Ande em reverência a Deus. "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria" (Pv 9:10).

5. Dê ouvidos a pessoas sábias. "Inclina o ouvido, e ouve as palavras dos sábios, e aplica o coração ao meu conhecimento" (Pv 22:17).

6. Valorize a sabedoria acima de tudo. "Adquire a sabedoria, adquire o entendimento e não te esqueças das palavras da minha boca, nem delas te apartes. Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá" (Pv 4:5,6).

7. Ande em obediência. "Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade" (Pv 2:7).

8. Seja humilde. "Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria" (Pv 11:2).

9. Ame o seu próximo. "O que despreza o próximo é falto de senso, mas o homem prudente, este se cala" (Pv 11:12).

10. Busque a sabedoria de Deus e não a do mundo. "Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção" (1 Co 1:30). "Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação" (1 Co 1:20,21).

Dez bons motivos para pedir sabedoria

1. A fim de gozar longevidade, riqueza e honra. "O alongar-se da vida está na sua mão direita, na sua esquerda, riquezas e honra" (Pv 3:16).

2. A fim de ter uma vida boa. "Os seus caminhos são caminhos deliciosos, e todas as suas veredas, paz" (Pv 3:17).



3. A fim de gozar vitalidade e felicidade. "E árvore de vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm" (Pv 3:18).

4. A fim de garantir proteção. "Então, andarás seguro no teu cami¬nho, e não tropeçará o teu pé" (Pv 3:23).

5. A fim de experimentar descanso renovador. "Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave" (Pv 3:24).

6. A fim de adquirir confiança. "Porque o SENHOR será a tua segu¬rança e guardará os teus pés de serem presos" (Pv 3:26).

7. A fim de ter segurança. "Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. [...] Em andando por elas, não se embaraçarão os teus passos; se correres, não tropeçarás" (Pv 4:6,12).

8. A fim de ser exaltada. "Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará" (Pv 4:8).

9. A fim de ser protegida. "Porquanto a sabedoria entrará no teu coração, e o conhecimento será agradável à tua alma. O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará; para te livrar do caminho do mal e do homem que diz coisas perversas" (Pv 2:10-12).

10. A fim de adquirir entendimento. "Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade" (Pv 1:5).

PALAVRA ESPECIAL PARA VOCÊ

Busque o conselho de Deus.É importante sempre buscar o conselho de Deus antes do conselho de qualquer outra pessoa. Não quero dizer que você não deva aceitar o conselho de seu médico ou advogado que não sejam cristãos. Estou dizendo que antes de procurá-los, pergunte a Deus a quem você deve ir e então lhe peça que dê a essa pessoa sabedoria e conhecimento para ela transmitir a você. Peça a Deus que lhe mostre se você está recebendo conselho ou orientação de uma fonte que não é do Senhor. Peça-lhe que a afaste de qualquer conselho ímpio e guie pelo caminho dos retos e sábios.


"Bem-aventurada a que creu, porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor" Lc. 1.45.