Bem Vindas

SUPERANDO A DESILUSAO AMOROSA


Quero dedicar essa mensagem, a voce, querida amiga, que passou, ha muito ou pouco tempo, por uma desilusao sentimental. Falo a voce que viu a pessoa amada sair de sua vida e que, apesar da esperanca teimosa, comeca a admitir que ela nunca voltara.
Deus nos deu um coracao para amar. O amor e o mais poderoso e encantador dos sentimentos. Amar e ser amado e a mais incrivel sensacao que uma pessoa pode experimentar.Contudo o mesmo coracao que pode dar-nos as maiores alegrias e tambem capaz de se enganar, de cometer grandes erros e de mergulhar-nos nas mais profundas decepcoes.
Quando o coracao se engana, a desilusao amorosa impoe-se como uma realidade esmagadora. Tomados pela dor, chegamos a questionar o cuidado de Deus.No entanto Ele esta sempre ao nosso lado, nao so proporcionando consolo, mas fazendo com que aprendamos com nossas experiencias.Talvez venha a mostrar-nos que escolhemos o parceiro errado, que assumimos atitudes equivocadas em nosso relacionamento.
Convido voce para nos assentarmos juntas, ao lado de Hagar, no calor do deserto de Berseba.Vamos ver algumas atitudes que essa mulher tomou. Voce pode conhece-la melhor lendo com calma a Biblia em Gn 16.
Quando ainda estava na casa de Abraao, Hagar estava cheia de certezas de que encontrara o homem dos seus sonhos, perfeito. Acreditava que seriam felizes, afinal,nao tiveram um belo filho?
Abraao nao era o homem perfeito.Pelo menos, nao para ela.Ele nao a amava.No maximo nutria alguma gratidao por ela ter-lhe dado Ismael. Mas o fato e que, em todo tempo, Hagar nunca deixara de ser a outra. Ela foi uma especie de " barriga de aluguel"Abraao amava Sara.
Todo coracao apaixonado tem certezas. Mas, quem nunca se enganou no amor?
Joao e Maria foram noivos durante dez anos. Fizeram planos, chegaram a construir uma casa juntos, parecia o casal perfeito. Um belo dia, Joao lhe disse que nao a amava mais e terminou o noivado.Poucas semanas depois, Maria descobriu que ele se envolveu com outra pessoa.
Ana chegou a delegacia da mulher com um olho roxo e varios hematomas pelo corpo. No namoro ele aparentava ser um bom companheiro. Mas depois do casamento,porem, o ciume dele transformara-se numa verdadeira doenca e quando bebia se tornava ainda mais violento.
Quando a uniao chegou ao fim, Ana sentiu-se deprimida, frustrada e carente.
Queridas, poderia dar varios exemplos. Tenho conhecido muitas mulheres, que chegam na igreja arrasadas por uma desilusao amorosa. " Enganoso e o coracao", diz o Senhor(Jr 17.9).
O relacionamento de Hagar deu errado porque Abraao nao era o parceiro certo. Seu coracao se enganara. Ela queria ficar com Ele, mesmo sabendo que ele amava a Sara. Ela acreditava, penso eu, que iria ficar para sempre com Abraao, pois comecou a humilhar a Sara, dizendo que alem de ser mais jovem e bonita, foi capaz de engravidar de Abraao.Bom, quem conhece essa passagem sabe o final dela..teve que fugir de casa, embrenhando-se no deserto. O anjo do Senhor encontrou-a desesperada, sentada junto a um poco.
Porque um relacionamento fracassa?Ou porque nao tinhamos ao nosso lado o parceiro certo, ou porque nao tivemos na relacao a atitude coreta.Ou ainda - como no caso de Hagar - por ambos os motivos.
O fim de um relacionamento nos poe desorientados. Pessoas desiludidas sao presas faceis.Confusas acabam pelos desertos do desespero, frequentemente tomam o caminho errado e complicam ainda mais a vida.
Hagar achou que ela e o filho iriam morrer(Gn 21.16). Quando alguem a quem amamos nos poe fora de sua vida, nao e exatamente essa sensacao que temos - a de que nao vamos resistir? A vontade de seguir em frente e fazer palnos simplesmente desaparece.
Mas quem disse que temos o direito de escrever a conclusao da historia? Existe um Deus no comando do universo. Ele transforma as situacoes, da novo significado e escreve finais surpreendentes para nos.Hagar acreditou que iria morrer, mas Deus, porem, tinha outros planos. Deus tinha para Hagar e Ismael, planos de paz, e nao de mal. A palavra Ismael significa " Deus ouve". O Senhor a ouvira e a socorrera na aflicao.
Minha amiga, agora e entre nos duas. Deus ouve. O Senhor esta contigo! Lembre-se das vezes em que ajudou voce e creia que, mais uma vez, o Senhor lhe dara protecao e vitoria.Nao deixe de orar, de se abrir com ele. Pois Ele te ouve. Hagar foi parar em um poco. Creia-me: existe um poco de aguas vivas, de felicidade, bem ao seu lado. Deus tem colocado recursos de vitoria no seu caminho: amigos, irmaos, bencaos, amores. So que voce nao e capaz de ve-los. Voce so tem olhos para suas decepcoes, suas lembrancas e seus medos. Abra os olhos e enxergue as maravilhas que o Senhor esta preparando para voce. Veja as bencaos ao seu redor.Levanta e prossiga.
O melhor esta por vir. Creia. O tempo fecha as feridas, transforma os sentimentos e muda nossa forma de encarar os fatos.Nao importa aquilo que teve de enfrentar, lembre-se de que continua aqui. E uma sobrevivente.Tire lições, aprenda e siga em frente em busca de novas chances! Não vale a pena sofrer a vida inteira, ou parte dela, por alguém que não valorizou seus sentimentos.Faça uma auto-análise e veja se compensa se descabelar e estacionar no tempo por causa de outra pessoa;
Ao se recuperar, bola pra frente e se abra para um novo amor. Não se esqueça que o coração é sempre capaz de amar.

16 comentários:

Anônimo disse...

que blog lindo e quantas mensagens edificantes!
Deus te abençoe minha irmã!
bjos merinha

KETY disse...

Graças a Deus que temos o Senhor para nos abençoar né minha ormã,que Deus continue te abençoando muito,beijos

Anônimo disse...

Oi querida, tem selinho pra vc em nosso blog.

Anônimo disse...

Bom dia, Linda Amiga!
Há quatro dias, venho para te deixar um carinho e ler seus posts, mas não abria a página totalmente em meu pc, enviei até um email pra vc...Graças a Deus, hoje consegui e já aproveitei para ler este belíssimo post...Linda, o seu blog está em Destaque Especial lá no meu cantinho...o selinho está na sala Ofereço, ok...Que Deus te abençoe e te proporcione muitas alegrias sempre!
Saudades
Mel

Anônimo disse...

Carta aberta á
“Pastora” (sic) Márcia Chaves

Ao assumimos a critica a algo ou alguém, temos a obrigação de, por uma questão de civismo e educação até, deixar um espaço aberto ao direito de resposta e refutação dos nossos argumentos, evitando de forma cobarde e hipócrita fechar os comentários e apagar mensagens, a menos que pretendamos erguer “muros” que visem proteger algum suspeito e insuficiente amor á verdade ou então que estejamos a exercer os ensinamentos que o nosso “deus” (sic) nos ordena e obriga.

No post que me é dirigido, e mesmo que seja uma das características da sua religião, é lamentável que faça uso da mentira, um pecado segundo determinado “deus”, tentando justificar alguma hipocrisia e ignorância quanto aos seus preconceitos.
O fundamentalismo exclui por natureza a possibilidade de admissão de erro. A ignorância e a falta de inteligência também.

Eu apenas comentei e questionei porque razão intimidava os crentes, minimizando as suas capacidades cognitivas, impedindo-os de questionar se as suas dúvidas serão verdadeiras ou não, impedindo-os de submete-las á discussão pública na procura de eliminar o erro e a ilusão.

Nunca ataquei nem referi os evangelhos que, como colectânea de textos da antiguidade, escritos, emendados, corrigidos e censurados pelo homem terão sido uma escolha por conveniência, entre outros textos tão válidos e credíveis que em determinados aspectos contrariam e contradizem uma doutrina alicerçada em dogmas e conveniências, estarão ultrapassados e desfasados da realidade e deverão ser interpretados apenas em determinado contexto e nunca de forma literal.
Falar de “evangelhos” e de verdade é tentar justificar o injustificável ou promover uma regressão ao obscurantismo, pois a “terra” já deixou de ser o centro do universo, passando a estar no extremo de uma galáxia e “Adão e Eva” já passaram a mitologia, porque se não foram primatas terão sido parentes muito próximos.
Quanto aos “evangelhos” poderemos discuti-los, canónicos ou apócrifos, bem como as razões porque foram assim classificados, poderemos falar de partes desaparecidas e outras convenientemente subtraídas. Se preferir poderemos falar de algumas partes das “escrituras”, do Levítico que sugere que a escravidão é aceitável ou do Deutoronômio que sugere apedrejar o seu filho se ele se desviar da fé ou optar por outro “deus”.

Quanto a Jesus, poderemos esgrimir argumentos neste espaço, disponibilizado pelo “Google” e não por divindade alguma, desde que tenhamos o bom senso de escolhermos se queremos discutir o Jesus da história ou o Cristo da fé.

Não sou crente e não me incomoda o facto de se acreditar em superstições. O que me incomoda é promover-se a arbitrariedade com o fim de justificar uma crença através de demagogia, ilusão, improbabilidade e mentira. Uma crença justificada em algo que não se pode questionar não é caminho para verdade nenhuma é, no mínimo, aceitar ideias agradáveis ou confortáveis, por serem agradáveis ou confortáveis, sem nos darmos ao trabalho de tentar saber se são verdadeiras.

Seria interessante manifestar a sua opinião sobre heresia e herege, que pode ser qualquer pessoa cujas opiniões não nos agradem ou que mereça a nossa denuncia.
Segundo a tradição, “herege” é alguém que se desvia da verdadeira fé. Mas o que é que define essa verdadeira fé? Quem é que a classifica assim e porque razões?

Demo

Franciane disse...

Nossa que lindo isso que acbei de ler. Pois é ainda sofro por amor, mas esse texto ajudou muito a pensar nas coisas boas da vida e aquilo que Deus me proporcionou... Está de parabéns mesmo!!!!

Ingrid disse...

Nossa! Como é bom ler esses textos!Estou sofrendo muito e tentando buscar ajuda na internet. Obrigada irmã, por nos ajudar com este texto lindo!

Anônimo disse...

Danieli - fortaleza-ce

Amei o texto me ajudou muito que Deus te abençoe irmã.

Anônimo disse...

Amei muito linda suas palavras... parabéns

ADRIANA disse...

tenho sofrido li sua mensagem chorando muito mas senti Deus pertinho de mim obrigada irmã....

Anônimo disse...

Amanda-Minas Gerais
Nossa li sua mensagem aos prantos, mas vi que realmente Deus tem planos pra mim! minha família está bem de saude, meu trabalho prospera cada dia mais! venho pedindo tanto e sei que Deus me ouve, e essas frustrações me servem de lição, pois sei que algo melhor está por vir! Abraços

Anônimo disse...

adorei o texto....estou sofrendo com uma decepção, tentando seguir em frente apesar de tudo... e fok em todos os presentes q Deus me deu! o texto realmente e muito lindo

Lidiane disse...

amei o conselho obrigada.

Anônimo disse...

parabens pela mensagem! me ajudou muito!! Deus te abencoe sempre..

Unknown disse...

Se abrir para um novo amor? Kkkkkkkkkkkkk piada. O negócio é se fechar, mais seguro. Assim vc não corre o risco de quebrar a cara mais vez.

Curiosa disse...

Excelente texto, fala no profundo! Nunca habha pensado sob a perspectiva de Hagar, o sofrimento dela foi grande, mas venceu.

"Bem-aventurada a que creu, porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor" Lc. 1.45.