Bem Vindas

O Valor das Amizades

A Bíblia fala tanto da importância de ter o tipo certo de amigos, que não podemos tratar com descaso dessa parte de nossa vida. "O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar" (Pv 12:26). Se é verdade que nos tornamos como nossos amigos, então devemos escolhê-los com sabedoria.

A principal qualidade que se deve procurar num amigo chegado não é aparência, talento, riqueza, inteligência, influência, esperteza ou popularidade, mas sim quanto ele ama e teme a Deus. A pessoa que faz o que é necessário para viver dentro da perfeita vontade de Deus é o tipo de amigo que lhe transmite algo da benevolência do Senhor cada vez que você estiver com ele.

Deus não quer que estejamos em jugo desigual com pessoas que não são fiéis, mas isso não significa que não vamos mais nos relacionar com aqueles que não conhecem o Senhor; pelo contrário. Somos os instrumentos de Deus para trazer outros a seu reino. No entanto, nossos relacionamentos mais próximos, aqueles que mais nos in-fluenciam, precisam ser com pessoas que amam e temem a Deus. Se você não tem amigos chegados que sejam cristãos, ore para que amigos tementes a Deus e desejáveis venham a fazer parte de sua vida.

Sete Bons sinais de um Amigo Desejável

1. Um amigo desejável lhe diz a verdade em amor. "Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos" (Pv 27:6).

2. Um amigo desejável lhe dá bons conselhos. "Como o óleo e o perfume alegram o coração, assim, o amigo encontra doçura no con¬selho cordial" (Pv 27:9).

3. Um amigo desejável a refina. "Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo" (Pv 27:17).

4. Um amigo desejável ajuda você a crescer em sabedoria. "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau" (Pv 13:20).

5. Um amigo desejável é chegado a você. "O homem que tem mui¬tos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão" (Pv 18:24).

6. Um amigo desejável ama e apóia você. "Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão" (Pv 17:17).

7. Um amigo desejável é socorro em tempos de dificuldade. "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante" (Ec 4:9,10).

Se você tem amigos com essas qualidades, proteja essas amizades com orações. Se você tem amigos com qualidades nada desejáveis, precisa orar por eles também.

Sete sinais de um Amigo Indesejável

1. Um amigo indesejável é imoral e não tem consideração pelos outros. "Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idolatra, ou maldi¬zente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais" (1Co 5:11).

2. Um amigo indesejável é inconstante e instável. "Não te associes com os revoltosos. Porque de repente se levantará a sua perdição, e a ruína que virá daqueles dois, quem a conhecerá?" (Pv 24:21,22).

3. Um amigo indesejável está sempre irado. "Não te associes com o iracundo, nem andes com o homem colérico, para que não aprendas as suas veredas e, assim, enlaces a tua alma" (Pv 22:24,25).

4. Um amigo indesejável dá conselhos ímpios. "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" (Sl 1:1).

5. Um amigo indesejável é um incrédulo iníquo. "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? (2 Co 6:14,15).

6. Um amigo indesejável é um insensato. "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau" (Pv 13:20).

7. Um amigo indesejável é irreverente para com Deus e suas leis. "Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos" (Sl 119:63).
Se você tem amigos com características como essas, peça a Deus que lhe envie novos amigos e enquanto você ora para que os antigos sejam transformados.

Ore por seus relacionamentos

Nos relacionamentos, os ferimentos graves com freqüência podem ser fatais. Mesmo quando as relações não são completamente destruídas, as feridas podem levar anos para sarar. É mais fácil proteger os relacionamentos com orações do que consertá-los.

A maneira como aprendemos a lidar, viver e interagir com nossos relacionamentos ao longo de nosso crescimento será levada para a idade adulta e afeta cada um de nossos relacionamentos importantes ou chegados no presente. E talvez seja exatamente dessa forma que o diabo tente destruí-los. Peça a Deus para que a faça uma boa amiga para outras pessoas e lhe dê um coração puro e amoroso em todos os seus relacionamentos. Ore especialmente pelas pessoas com as quais você vive. A Bíblia diz que "toda ...casa dividida contra si mesma não subsistirá" (Mt 12:25). Não é possível ter paz, se você está vivendo em discórdia com alguém em seu lar.

Não deixe seus relacionamentos por conta do acaso. Ore para que pessoas tementes a Deus venham a fazer parte de sua vida, pessoas com as quais você possa associar-se. Não force relacionamentos, ore para eles acontecerem. Então, quando se iniciarem, cuide deles com orações. Isso não significa que você precisa ter uma porção de amigos. Há uma grande força em um pequeno número de pessoas quando estão envolvidas e são firmes no Senhor. A qualidade de seus relacionamentos é mais importante do que a quantidade.

Ao longo de toda a sua vida, os relacionamentos serão essenciais para sua felicidade. Não é saudável ficar isolada, emocional ou espiritualmente. Os relacionamentos corretos a enriquecerão e lhe proporcionarão equilíbrio e perspectiva saudável. Pessoas tementes a Deus ajudam você a andar na direção certa, e a bondade delas será passada para você. A qualidade de seus relacionamentos determina a qualidade de sua vida. E isso é algo digno de oração.

Obs: Parte do texto extraido do livro..O Poder da mulher que ora( que você pode ler, clicando ao lado direito do blog)

Através desse blog, tenho tido o prazer de conhecer varias pessoas maravilhosas. Nesse dia da amizade, quero deixar todo meu carinho por cada amiga, que o Senhor tem me presenteado.

Que a paz esteja com todas vocês!

5 comentários:

Juliana Hellen disse...

A árvore dos amigos! (Autor desconhecido) Existem pessoas em nossas vidas Que nos deixam felizes pelo simples fato De terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, Vendo muitas luas passarem, Mas outras apenas vemos entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigo. Há muitos tipos de amigos. Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles. O primeiro que nasce do broto É o amigo pai e o amigo mãe. Mostram o que é ter vida. Depois vem o amigo irmão, Com quem dividimos o nosso espaço Para que ele floresça como nós. Passamos a conhecer toda a família, A qual respeitamos e desejamos o bem. Mas o destino nos apresenta outros amigos, Os quais não sabíamos que Iam cruzar o nosso caminho. Muitos desses são designados Amigos do peito, do coração. São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando não estamos bem, Sabem o que nos faz feliz... Às vezes, um desses amigos do peito Estala o nosso coração e então É chamado de amigo namorado. Esse dá brilho aos nossos olhos, M úsica aos nossos lábios, pulos aos nossos pés. Mas também há aqueles amigos por um tempo, Talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, Durante o tempo que estamos por perto. Falando em perto, Não podemos nos esquecer dos amigos distantes, Que ficam nas pontas dos galhos, Mas que quando o vento sopra, Aparecem novamente entre uma folha e outra. O tempo passa, o verão se vai, O outono se aproxima, E perdemos algumas de nossas folhas. Algumas nascem num outro verão E outras permanecem por muitas estações. Mas o que nos deixa mais feliz É que as que caíram continuam por perto, Continuam aumentando a nossa raiz com alegria. Lembranças de momentos maravilhosos Enquanto cruzavam o nosso caminho. Desejo à você, folha da minha árvore, Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade... Hoje e Sempre... Simplesmente porque: Cada pessoa que passa em nossa vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Há os que levaram muito, Mas não há os que não deixaram nada. Esta é a maior responsabilidade de nossa vida E a prova evidente de que Duas almas não se encontram por acaso. Deus te abençoe minha querida! Um bjinho ♥

Andressa Valladares disse...

Oi Adriana, a tempos ñ passava por aqui.
Eu não sei se vc soube, mas tive um problema no meu blog acusando um vírus q vinha do seu.
Agora está td bem, mas quase perdi td.
Qlq coisa entre em contato comigo.
Bjinhos.

Andressa Valladares disse...

Oi Dri, amei seu recadinho. Respondi por lá msm, depois confere tá.
Bjim

Unknown disse...

Olá Amiga... estive aqui olhando o seu Lindo Blog... Amei a postagem Sobre AMIZADE... linda... e verdadeira...
Como gostei tanto, estou a seguir o
o seu Blog...
Parabéns!

Maria Valda

marcia disse...

Oie...
Parabéns pela mensagem!!!
a tempos ñ passava por aqui.
teu blog estava acusando virus grave,por isso deixei de acessar, mas agora o problema foi resolvido e sempre vou acessar.
Bjnhs e sucesso!!!

"Bem-aventurada a que creu, porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor" Lc. 1.45.